domingo, 15 de agosto de 2010

A relação entre moda e arquitetura está no mix que ambas utilizam para se expressar, como por exemplo, a arquitetura utiliza de elementos clássicos e modernos numa mesma construção. Enquanto na moda pode-se notar a mistura de texturas e estampas numa mesma peça. Já relacionando a pintura com a moda inúmeros estilistas baseiam-se em obras de arte para fazem suas roupas e desfiles, alguns exemplos são:

Yves Saint Laurent - Matisse


John Galliano - Monet  






Emanuel Ungaro - Warhol


















Nesse momento podemos começar uma grande discussão : MODA é ARTE?
Primeiro há quem pense que não se pode chamar moda de arte pelo fato da moda estar relacionada à elite do dinheiro e ao consumismo, enquanto a arte é uma representação da sensibilidade. Porém, ambos os lados, moda e arte, visam a criação de algo original, baseado ou não nos estilistas e artistas que já mostraram seu trabalho. Estilistas trabalham com volumes e formas, assim como os arquitetos. Designers utilizam e brincam com as cores, da mesma forma que os pintores. O tecido é uma tela para o coutourier. Deduzindo que moda também é arte.
Para escrever esse primeiro post, tive várias discuções com minhas colegas de turma, e em uma delas com a Carolina chegamos a uma conclusão: moda é pura performance!


Kisu.*

Nenhum comentário:

Postar um comentário