sábado, 18 de setembro de 2010

Belle Epoque

Entre 1900 e 1913 a moda era voltada tanto para homens quanto para mulheres, principalmente os que tinha poder e nível social elevado. Essas pessoas sempre estavam elegantemente vestidos tinham varias trocas de roupas por dia, ao acordarem as mulheres se arrumavam para tomar café e passearem, isso incluía espartilho que as deixava com cinturas finissimas, camisas com golas altas e firmes, que dava a impressão de as mulheres estarem sempre com o nariz empinado. Saias longas que seguiam as curvas formadas pelo espartilho. Na parte da tarde elas tinha "a hora do chá" onde ficavam em casa com as amigas e podiam ficar mais confortaveis e ate usar um pouco de maquiagem.


As roupas masculinas eram mais simples, o homem buscava  a praticidade sem muitas modificações. Os homens nao mudavam tanto de roupa como as mulheres e nao tinham necessidade de um extenso guarda-roupa como as mulheres. Tambem tinham golas rigidas, casacos e calças formando linhas retas.


Podemos citar tambem os passatempos da epoca, as pessoas passeavam pela esplanada de Biarritz, cavalgavam na Rotten Row, assistiam as corridas em Ascot, velejavam, assistiam a operas... Todos passatempos amenos qeu podem ser vistos no filme My Fair Lady.


Nessa epoca, os ditames da moda deviam ser rigorosamente seguidos, se fosse dito pra usar espartilho todas as mulheres tinham que usar. E a riqueza era exibida em estilos de vida extravagantes, enquanto as classes menos beneficiadas se valiam de roupas de segunda mao ou doações. A diferença social era bem gritantes, ate a Primeira Guerra chegar que foi quando as coisas começaram a ficar dificeis e o nivel de vida começou a cair.



Nenhum comentário:

Postar um comentário